Uma aliança pela sustentabilidade do turismo
“A união faz a força” e a cooperação ajuda-nos a ser melhores, poder-se-ia acrescentar a propósito da Portugal Outdoor Alliance (POA). Esta aliança entre operadores turísticos que trabalham na área do turismo outdoor/natureza, de norte a sul do país, pretende gerar mais impactos positivos nos territórios onde actuam pondo em prática acções concretas, concertadas por princípios comuns de sustentabilidade.
A Proactivetur juntou-se à Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal (fundadoras do POA) e tem colaborado activamente na criação de um referencial sobre sustentabilidade que deve ser seguido pelas empresas que participam na aliança.
Questões como dar prioridade na compra de produtos e serviços de fornecedores locais, incentivando a economia das comunidades locais, comunicar de forma transparente qual é o impacto ambiental das actividades e investir parte da receita da empresa em projectos sociais nos destinos, são algumas das boas práticas na área do Turismo Responsável que integram esse referencial.
Mas os princípios e práticas da Sustentabilidade abrangem muitas outras matérias.
Hoje em dia, o desempenho das empresas em matéria de Sustentabilidade é orientado pelos pilares Environmental, Social e Governance. abreviados no termo “ESG”: Ou seja, as empresas que adoptem práticas “ESG” procuram minimizar o seu impacto ambiental, promover boas práticas sociais (como direitos humanos e diversidade) e exercer uma forma de governança corporativa ética e transparente.
São estas boas práticas que o POA pretende incentivar nas empresas que fazem parte da aliança, desde logo definindo como critério que as mesmas participem no Programa de reporte em matéria de Sustentabilidade, o “Empresas Turismo 360” promovido pelo Turismo de Portugal. (A Proactivetur faz parte deste programa e foi-lhe atribuído o selo "ESG engaged")
O referencial que está a ser construído pelo POA será a base comum que permitirá juntar mais parceiros privados que comunguem destes princípios para, então, se criar a primeira associação nacional de operadores de atividades outdoor em Portugal.
Na visão do POA, com mais empresas congéneres a adoptar estas boas práticas de sustentabilidade e tendo esta entidade a missão de desenvolver projectos conjuntos com este fim, isso irá contribuir activamente para a regeneração dos territórios do interior/baixas densidades onde se desenvolve a maioria dos programas turísticos.
Na verdade, o que se pretende é dar condições para que se opere cada vez mais num tipo de Turismo Responsável que promova impactos positivos de longa duração no território, nas suas comunidades locais e no seu património natural e cultural.
O que nos levou a criar a Proactivetur em 2010 foi precisamente esta vontade de promover alternativas na forma de fazer turismo, no Algarve/Alentejo, com a preocupação de preservar e valorizar o riquíssimo património deste território. Continuamos a mover-nos pelo mesmo sonho, mas agora com mais força, por nos sentirmos parte de uma aliança que nos ajudará a sermos melhores.
Encontro anual da rede de operadores turísticos de incoming de atividades outdoor realizado nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2025. Os colaboradores da Proactivetur juntaram-se a 50 de outras empresas para partilhar conhecimentos, experiências e ideias assentes na vontade comum de aprofundar o compromisso com o Turismo Responsável.